Bordelands 2

 

Para os menos atentos, o jogo Borderlands 2 esteve disponível na Steam gratuitamente. Como notícia já venho tarde, mas por motivos profissionais desliguei-me um pouco neste inicio de 2014. Também não interessa, pois venho partilhar a minha opinião e não noticiar um facto.

Apesar de ter sido um dos jogos favoritos de 2012, só agora , aproveitando o período gratuito, é que tive oportunidade de jogar. A série Borderlands sempre me suscitou uma pequena curiosidade, mas nada que me impelisse a adquirir os jogos.

Esta “volta” de borla comprovou que tinha razão. A verdade é que sou muito suspeito de falar: não gosto de FPS! Não gosto porque, não é necessariamente a mecânica de jogo que mais aprecio e porque a industria banalizou o gênero quase que limitando a escolha a 2 , 3 títulos, com o CoD à cabeça.

Mas se gostasse, Borderlands 2 provavelmente até seria o meu favorito. Isso porquê?

Bem, para começar aquele contexto que tanto adoro em jogos, filmes, séries ou livros: cenário pós-apocalíptico! Pois é, nada mais revigorante que andar por um mundo em declínio onde a humanidade, ou o que resta dela, tenta sobreviver reagrupando-se em pequenas comunidades. Mas isso sou. Gostos não se discutem, e se me é permitido ter uma “excentricidade”, reconheço que é este “gosto” particular.

Mas o grande “winner” de Boderlands é sem sombra de dúvida o seu  grafismo.

O aspeto de Borderlands é obtido através de  Cel shading.O Cel shading ( ou toon shading) é um tipo de renderização não-fotorealista usado para fazer gráficos de computador 3D parecem planos ( flat).

 A experiência visual é bem agradável. Temos a sensação de estarmos a jogar uma banda desenhada, o contraste de cor e luminosidade faz despertar a adrenalina  . Repito que não sou fã de FPS, mas para quem é, aqui está uma forma em como o gênero pode inovar.

Este ambiente cartoonish  atingido é uma das caraterísticas do Cel shading  e é o que mais marca e distingue Borderlands 2. Aliás, podemos ver no video seguinte da apresentação do Borderlands no E3 de 2008, qual era o aspeto pré- cel shading do jogo.

By lazarilho Tagged

Leave a comment